30/01/2012    13:54:59

Antena para estabelecer comunicação via rádio

Visando ampliar a comunicação via rádio, com a criação do Centro de Operações da Policia Militar (Copom) da Região Norte, o 12º Comando Regional da Polícia Militar - CRPM, através do comandante Cícero Otaviano, iniciou em julho de 2011, a implantação do sistema.
Para tanto, a instituição buscou firmar parcerias com empresas privadas como a Tractbel Energia, Sama Mineradora, Furnas e públicas como a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária - Aciap, através do presidente Márcio Luís da Silva que doou na segunda-feira (16), uma torre de 40 metros, a ser instalada no pátio local.
Os equipamentos para o desenvolvimento do serviço estão estimados em R$ 40 mil, sendo sua instalação de responsabilidade de técnicos da Polícia Militar.
O sistema de comunicação via rádio já ampliou a comunicação em 12 municípios, sendo eles, Porangatu, Novo Planalto, Mutunópolis, Amaralina, Mara Rosa, Estrela do Norte, Santa Tereza de Goiás, Formoso, Trombas, Montividiu do Norte, Campinaçu e Minaçu. Os municípios de São Miguel do Araguaia, Mundo Novo de Goiás, Nova Crixás e Bonópolis também serão beneficiados com o serviço.
De acordo com o chefe do Copom, tenente Lindomar Batista de Souza, com o funcionamento do sistema via rádio foi solicitado a transferência do telefone 190 para o Centro de Operação em Porangatu, onde as antenas foram colocadas em fase de experiência na torre de comunicação da TV Serra Azul.
"Diante da necessidade de uma torre própria, esta parceria também se estendeu às prefeituras da Região Norte, Câmara de Vereadores e agora a Aciap. Com isso, poderemos ampliar esse atendimento e disponibilizar aquele policial que ficava responsável em cada cidade ou no 3º Batalhão em Porangatu, de fazer o atendimento pelo 190. Isso garante melhoria no serviço preventivo e consequentemente, melhoria no atendimento à sociedade", argumentou o tenente Lindomar.
Conforme determinação do Comando Geral do Estado, desde o dia 10 de novembro de 2011, os serviços de rádio comunicação passam a ser de responsabilidade do Comando Regional.

Sheilismar Ribeiro/Jornal Diário do Norte

Dia dos Pais: Presidente Edmilson Andrade participa de entrevista no radio
Vereadores ouvem diretoria Sindicato Rural de Porangatu
Clínica Móvel da Mulher em Porangatu